Processo Participativo

 

A revisão do Plano Diretor foi e está sendo construída com a participação de todos

 

Desde meados de outubro de 2011, a Prefeitura vem trabalhando na revisão do Plano aprovado em 2004, tendo como principais metas a construção de diagnóstico da dinâmica urbana no período 2004-2010; o estudo da dinâmica sócio territorial; a identificação de vetores de crescimento urbano e dinâmica populacional; a compatibilização de Planos Diretores Setoriais; a construção de cenários para os próximos 10~15 anos e as diretrizes para a consolidação do Sistema Municipal de Gestão do Planejamento.

No período compreendido entre o final de outubro de 2011, até o final de novembro de 2012, contamos com a assessoria técnica da Ambiens Cooperativa. Com o suporte dessa empresa, foi pactuado um Plano de Trabalho que tinha como objetivo final, encaminhar um Projeto de Lei da Revisão do Plano Diretor, à Câmara Municipal.

Entretanto, os cenários à época não propiciaram os debates necessários para se formular tal Projeto de Lei. Por essa razão, optou-se por aguardar o momento propício para a retomada das discussões sobre a revisão.

O processo participativo ocorreu em todas as etapas dessa revisão, sendo mais amplo durante a Etapa 2, que realizou à análise da situação atual através das leituras técnica e comunitária, dentro das oficinas Internas, por Segmentos e as Territoriais.

Já aconteceram 18 Oficinas Participativas, entre Internas, por Segmentos e as Territoriais, com o total de 448 participantes.

Em 2017 foram retomados os trabalhos de revisão do Plano Diretor, como uma das metas prioritárias do Governo, e que além do trabalho técnico, contará com a participação da população e do Conselho Municipal de Políticas Urbanas - CMPU, para construção do projeto de lei.

Participem! Temos o objetivo de esclarecer a população e receber contribuições para a construção do Plano Diretor.

 

 

Como se constrói o Plano Diretor

 

Quem constrói o Plano Diretor?

Trata-se de uma construção coletiva, população e poder público juntos.

 

Quem pode participar da revisão do Plano Diretor?

Toda a população é convidada a participar, seja como representante de um segmento da sociedade civil organizada, seja como membro de alguma associação de bairro ou conselho, ou como cidadão interessado em discutir o futuro de nossa cidade.

 

Como participar da Revisão do Plano Diretor?

Em breve divulgaremos o calendário de audiências, reuniões e oficinas participativas. Além da participação nessas atividades presenciais, também poderão participar de forma virtual nas intervenções na minuta do Projeto de Lei.

 

 

O que é?

 

Qual Guarulhos queremos para os próximos 10 a 15 anos?

 

Guarulhos tem passado por grandes transformações nos últimos anos, principalmente em relação à produção do seu espaço urbano. A dinâmica urbana tem sido pautada pelo aquecimento do mercado imobiliário formal e pelos grandes projetos de estruturação do solo urbano, tais como o trecho norte do Rodoanel Metropolitano, as obras de ampliação do Aeroporto e do Corredor Metropolitano, entre outros.

Da mesma forma, os desenvolvimentos econômico e social também refletem na consolidação das políticas públicas implantadas na primeira década de 2000. Agora é o momento de avaliar os impactos dessas ações e repactuar com a sociedade os caminhos a serem percorridos nos próximos anos.