Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano 2024/2026 inova nas eleições de seus representantes e tem maior participação da população

quarta-feira, 29 Maio, 2024 - 15:07
Eleições com maior participação da população: Veja os gráficos

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano – CMDU realizou eleições para escolha dos representantes da sociedade civil que comporão junto com os representantes do Poder Público, o novo mandato que atuará pelos próximos dois anos.

Diferentemente das versões anteriores, as eleições para o mandato 2024/2026 foram realizadas de forma eletrônica através do formulário acessível pelo link https://bit.ly/3V1zB7I disponibilizado entre às 9h do dia 28 e encerrado as 9h do dia 29/05, contabilizando 24 horas de eleição.

Conforme previsto no edital, a  Comissão Eleitoral, formada por representantes da sociedade civil e do poder público, se reuniu na manhã de hoje (29/05) e apurou que participaram da eleição 335 eleitores e que não houve duplicidade de acessos, que era vinculado ao CPF do participante, portanto não houve votos considerados nulos.

Os segmentos com apenas uma entidade candidata conquistaram as vagas de titulares e suplentes dos respectivos segmentos e nos segmentos com mais de duas entidades inscritas, foram proclamadas titulares, as entidades com maior número de votos, e suplentes as com o segundo maior número de votos.    

Durante a reunião, a Comissão Eleitoral comemorou o sucesso do processo realizado de forma eletrônica e relembrou que nas eleições anteriores, os eleitores precisavam estar vinculados às entidades, munidos de ofício para autorização de voto, e assim, normalmente, o número de eleitores correspondia ao número de entidades concorrentes.

Conforme levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano – SDU, nas eleições de 2022 houve nove entidades inscritas e nove eleitores indicados por essas.

A Comissão Eleitoral avaliou que a participação de mais de 300 eleitores deve despertar o interesse da população em participar das discussões da Cidade, trazer sentimento de pertença e ajudar o poder público na tomada de decisões.

A apuração verificou o seguinte resultado:

No segmento Movimentos Populares, foi candidata a entidade Cooperativa Habitacional dos Cidadãos do Estado de São Paulo - COORPERCID, que recebeu 36 votos.

No segmento dos Trabalhadores por suas Entidades Sindicais, foi candidato o Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo – SASP, que recebeu 49 votos.

No segmento Setor Empresarial foram candidatos: Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos – ACE, que recebeu 90 votos; Associação dos Empresários de Cumbica – ASEC, que recebeu 17 votos; e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo - CIESP, que recebeu 08 votos.

No segmento Entidades Profissionais foram candidatos: Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Guarulhos – ASSEAG, que recebeu 116 votos; Ordem dos Advogados do Brasil - 57ª Subseção - OAB Guarulhos, que recebeu 68 votos; e Conselho Regional dos Corretores de Imóveis – CRECISP, que recebeu 79 votos.

No segmento Entidades Acadêmicas e de Pesquisa, foi candidato o ENIAC, que recebeu 122 votos.

Agora se inicia o processo de indicações dos representantes do poder público, para formação da paridade e elaboração do Decreto de nomeação e posse dos novos conselheiros, nos termos do artigo 125, do Plano Diretor - Lei nº 7.730/2019.