Projeto de expansão do metrô para Guarulhos é tema de reunião com conselheiros municipais

sexta-feira, 04 Outubro, 2019 - 15:10
Projeto de expansão do metrô para Guarulhos é tema de reunião com conselheiros municipais

Os responsáveis pelas obras de expansão da linha 19-Celeste do metrô para Guarulhos participaram na última quarta-feira (28) de reunião ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) para apresentar o projeto das obras aos conselheiros e também aos representantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) e do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico.

"Guarulhos vai ser a primeira cidade, fora a capital, a contar com o metrô. Isso é motivo de muito orgulho, mas, além disso, vai ser uma grande ajuda para os moradores da cidade que fazem diariamente esse movimento de ir para São Paulo trabalhar, estudar e buscar lazer", afirmou o prefeito Guti. Ele explicou também que a municipalidade trabalha em conjunto com o governo estadual para que todas as licenças e os projetos saiam do papel o mais rápido possível. Além dele, participaram da reunião os secretários Carlos Soler, de Desenvolvimento Urbano, e Luigi Lazzuri, de Transportes e Mobilidade Urbana, Jorge Taiar, de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnologia e Inovação, além do Professor Jesus, vice-prefeito, e de Silvani Pereira, diretor-presidente do Metrô. 

Pereira reforçou a importância de um projeto bem elaborado, que aborde todos os temas e leis necessárias para que seja bem executado. "As regiões metropolitanas cresceram muito rápido e assim as ocupações chegaram antes do planejamento urbano, então o espaço das cidades já está consolidado. Muitas vezes a gente caminha por aí ou anda de carro e não imagina o tanto de coisas que estão embaixo do solo, então não é um projeto simples", disse.

Apresentação 

A apresentação durante a reunião do conselho foi feita pelo gerente de Planejamento e Meio Ambiente do Metrô, Luiz Cortez, e pelo geólogo da Prime Engenharia, José Luís Ridente Junior, que reforçaram que a chegada do metrô a Guarulhos proporcionará mais conforto e segurança para a população e rapidez no deslocamento, além de contribuir para o desenvolvimento econômico e a geração de empregos na cidade. Também haverá benefícios ao meio ambiente, colaborando para a melhoria da qualidade do ar com a redução das emissões de gases do efeito estufa. 

O projeto prevê quatro estações em Guarulhos, nas regiões do Bosque Maia, da Vila Augusta, da rodovia Presidente Dutra (próximo ao Internacional Shopping) e do Itapegica. Será possível fazer o trajeto centro de Guarulhos-Anhangabaú em cerca de 30 minutos. Após um ano de funcionamento, a demanda estimada é de 684 mil passageiros ao dia. 
Serão 17,6 km de extensão, com linhas totalmente subterrâneas, 15 estações, 31 trens e um pátio. Haverá integração com as linhas Azul, Verde, Vermelha do Metrô e com as linhas Turquesa, Coral e Jade da CPTM. 

O cronograma prevê que a licitações e o projeto básico de implantação, além das desapropriações necessárias, aconteçam até 2025 e que a implantação tenha início em 2024 e seja finalizada até 2030. 

O projeto também analisa impactos ambientais, pressões sonoras como ruídos e vibrações, a presença de rios e córregos, desapropriações, entre outros temas importantes para um projeto de grande porte.